Açude Castanhão: o gigante agoniza na estiagem



Construído, dentre outras finalidades, para garantir o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e a perenização do Rio Jaguaribe, o gigante Castanhão, inaugurado em 2002 e que em 2004 encheu, hoje agoniza. Desde o dia 21 de outubro último, o manancial opera no volume morto, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Nessa data, atingiu 3,73% da sua capacidade de armazenamento. Atualmente, está com 3,12%. Há exatos cinco anos (2/12/2012), o Castanhão estava com 57,47% da sua capacidade total. A falência hídrica do equipamento trouxe dificuldades, desempregos e desesperança entre os moradores da nova Jaguaribara.
O administrador do Complexo Castanhão, Fernando Pimentel, não esconde a gravidade da situação e menciona um dado alarmante. "A perda de água é crítica. O que foi armazenado durante a quadra chuvosa, cerca de 77 milhões de m³, já tinha sido perdido no dia 31 de julho".
O prefeito de Jaguaribara, Joacy Júnior, lembra que o Castanhão era uma esperança para os munícipes e virou um pesadelo. "Se a Jaguaribara antiga está em ruínas, a nova, economicamente, está na mesma situação. Já realizamos até eventos para angariar recursos. Pela primeira vez em muitos anos, a fome voltou a surgir entre as pessoas mais carentes. A produção de tilápia, que representava 70% da economia do Município, ruiu. Nossa situação é desesperadora. Se não chover muito bem a partir deste mês que se inicia, não sabemos o que será da cidade", alerta.

Related Post

Açude Castanhão: o gigante agoniza na estiagem BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...