CEARÁ-CE: Polícia prende suspeito de ajudar na tentativa de fuga de 'Alemão' e de outros dois detentos

Resultado de imagem para alemao tenta fugir do presidio
FOTO: TV VERDES MARES
A polícia prendeu um suspeito de tentar ajudar na tentativa de fuga ocorrida na madrugada desta terça-feira (8), na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, na grande Fortaleza. Na ocasião, houve troca de tiros que acabou atingindo os presos Antônio Jussivan Alves, o "Alemão" (conhecido por ser o mentor do assalto ao Banco Central) e Antônio Carlito Avelino, conhecido como "Boi". O homem capturado pela polícia, identificado como Fabiano de Souza da Silva, de 39 anos, foi flagrado no entorno do presídio com uma motocicleta furtada.
Ele seria o "olheiro" da quadrilha que estaria dando apoio aos atiradores que tentaram resgatar os detentos da penitenciária. Fabiano foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú. Contudo, o procedimento policial para a prisão deve continuar na Delegacia Metropolitana de Pacatuba, a princípio responsável pela investigação da tentativa de fuga, junto a Delegacia de Repressão de Ações Criminosas Organizadas (Draco), já que existe possibilidade de envolvimento de grupos criminosos organizados.
Por enquanto, Fabiano foi autuado por receptação, por estar com uma moto roubada. Mas com o decorrer das investigações é possível que ele seja responsabilizado por outros crimes, caso haja comprovação de participação no grupo que tentava libertar os detentos. Ele foi encontrado com uma motocicleta de placa NQR-2728, furtada no Bairro Aerolândia, em Fortaleza, em fevereiro de 2016.
Investigação
Ainda na manhã desta terça-feira (8), o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) encontrou um carro abandonado na Rua B, na Comunidade da Babilônia, Bairro Castelão, com suspeita de ter sido utilizado na ocorrência da penitenciária.
Dentro do veículo, modelo pajero de cor prata e com queixa de roubo, foi encontrado um carregador de fuzil com 31 munições. Entretanto, a continuidade das investigações deve apontar a real procedência do material. O automóvel havia sido roubado no último dia 4, no Jangurussu, e foi restituído ao proprietário.
Tentativa de fuga
A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou que criminosos tentaram "resgatar" internos do presídio, por volta de 1h20 desta terça-feira (8). Houve tiroteio com duração de cerca de 20 minutos entre os policiais que faziam a segurança da muralha e os homens que davam apoio externo à fuga. Um policial foi atingido de raspão, enquanto os presos "Alemão" e "Boi" foram baleados.
Os dois foram encaminhados ao Instituto Dr. José Frota (IJF), que permanece sob escolta policial reforçada. Alemão foi atingido na barriga, passou por procedimento cirúrgico e segue internado na unidade. Boi também foi submetido a exames.

Furto ao Banco Central
Alemão é apontado como um dos mentores do furto ao Banco Central, ocorrido na madrugada de 5 para 6 de agosto de 2005 em Fortaleza. Segundo a Polícia Federal, foram levados do cofre R$ 164,7 milhões (mais de três toneladas em notas de R$ 50).
Ele está detido no Ceará desde março do ano passado, depois de ser transferido para São Paulo em julho de 2014, quando precisou depois à Justiça paulista para o andamento de um processo.
O mentor do assalto foi sentenciado a mais de 100 anos de prisão por diversos crimes, entre eles lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Em 2008, ele foi sentenciado a 49 anos e dois meses na primeira instância, e teve pena reformada pelo TRF-5 para 35 anos e 10 meses de prisão.
G1CE


Related Post

CEARÁ-CE: Polícia prende suspeito de ajudar na tentativa de fuga de 'Alemão' e de outros dois detentos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...